top of page

Minha história com o alfabeto árabe + presente

História compartilhada pela Ju, do Portal Árabe!

Mulher estudando árabe, lendo um livro com o alfabeto árabe

Quantas memórias! Essa foto ao lado é um dos raros registros que tenho, dos meus primeiros passos estudando árabe. 😮‍💨 acho que foi em 2010/11 que minha história começou.


Nessa época eu tive que encomendar um livreto todo em inglês, na saudosa Livraria Cultura do Paço Alfândega. Esse livreto me ajudava a não passar tanta vergonha nas aulas de árabe e religião com o Sheikh Mabrouk, no Centro Islâmico do Recife 🤣 (olha o pedacinho da mão dele no canto da foto).


Ele só devia jurar que eu já sabia ler e recitar as coisas, (não é possível rsrsrs), então só me restava memorizar desesperadamente o alfabeto árabe e os capítulos pequenos do alcorão que ele passava como exercício.


Misericórdia. Era um olho no Alcorão e outro no livreto. Mas era uma delícia. Devo confessar que sempre amei alfabetos "diferentes". Paralelo ao livreto e às aulas matinais com o Sheikh, me aventurei pela também saudosa platafora de idiomas "Livemocha", onde conseguia ter contato com mais atividades e mais pessoas que adoravam estudar árabe. (Foi nela também onde conheci o Ammar! Mas aí já é momento pra outra história! 🤣).


Essa memória me fez lembrar também como era complicado ter acesso à algumas línguas “fora do comum”. Minha internet não era tão boa... as livrarias não tinham tantos títulos… e quem não dominava o inglês sofria ainda mais! Já que o pouco que se poderia encontrar, não era em português 🥲 (Demos graças a Deus pelas atualizações tecnológicas! kkk)


Eu não sei mais por onde anda meu livreto 🥺 Tenho a vaga lembrança de que o emprestei anos atrás… mas seus exercícios permaneceram e ainda permanecem bem vívidos na minha lembrança. Eles de fato me deram um baita empurrão na saga do alfabeto árabe.



Falando nisso, finalmente finalizei um material em PDF muito legal pra quem está dando os primeiros passos nessa etapa do alfabeto. Eu me esforcei para reviver alguns exercícios que fizeram a diferença no meu início do aprendizado. Consegui encontrar e comprar umas fontes árabes didáticas e compor o material e enfim, ficou pronto. 🥹🙏🏽


Ele já está disponível para venda no link da minha bio no Instagram, por um valor bem simbólico. Meu objetivo é realmente tentar auxiliar quem está nesse comecinho dos estudos. ❤️


~ Ju



Deixo por aqui, como um presente, um planner de 15 dias para iniciar seu contato com o alfabeto árabe. Ele contém sugestões e links com atividades. Espero que gostem!


Alfabeto arabe - 15 dias
.pdf
Fazer download de PDF • 182KB

E caso queira adquirir meu material novo:


Shukraaaaaaan! <3



Que tal ter a sua experiência com a Língua árabe publicada por aqui? Também queremos ouvir sua história!






159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page